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A Secretaria Geral, que atende aos cursos do Centro Universitário de Lins - UNILINS, localiza-se no prédio da Administração Central, em frente à praça principal. Ela é responsável pelo registro e controle de todas as informações acadêmicas sobre os alunos, tais como: registro da documentação legal exigida pelos órgãos oficiais; emissão de documentos e relatórios relativos à vida acadêmica dos alunos; acompanhamento da freqüência às atividades didáticas e pedagógicas; lançamento e controle das avaliações emitidas pelos professores; processos de matrícula, rematrícula, trancamento e transferência.

Transferência Externa
Informações preliminares
A transferência de alunos de outra Instituição de Ensino Superior para a UNILINS é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394 de 20/12/1996.
As grades curriculares dos cursos oferecidos pela UNILINS são estruturadas por semestre, com a matrícula realizada por disciplina, obedecidas as normas regimentais do Centro Universitário e as especificidades relacionadas aos limites de créditos mínimos e máximos de cada semestre e os pré-requisitos e/ou co-requisitos.
As vagas, quando disponibilizadas ara transferência de alunos de outras Instituições, são remanescentes após o encerramento do processo de matrículas dos alunos vinculados ao Curso.
É consultada diretamente e por escrito a Instituição de origem, que deverá responder igualmente por escrito quanto à regularidade das condições do interessado para a transferência. Antes de efetuar a matrícula, é importante obter junto à Coordenadoria do Curso esclarecimentos sobre condições gerais de adaptação ao curso, aproveitamento de estudos realizados na instituição de origem e principalmente em relação ao oferecimento de disciplinas e os eventuais pré e/ou co-requisitos.

Requisitos para a solicitação

Regularidade de matrícula devidamente confirmada pela Instituição de origem até a data estipulada para análise da solicitação pela Coordenadoria de Curso na UNILINS.

Para a solicitação da transferência
Documentos expedidos pela Instituição de origem:
Atestado de Matrícula;
Histórico Escolar da Instituição de origem, contendo a pontuação e classificação do vestibular, a carga horária e notas de cada disciplina e demais informações acadêmicas; as informações quanto a eventuais aproveitamentos de estudos e/ou interrupções no curso no original;
Programas de ensino das disciplinas cursadas com aprovação, cópias com os carimbos de autenticidade da Instituição de origem;

Declaração de reconhecimento ou autorização do curso.
Importante: Todos os documentos devem ser originais, com datas recentes, com carimbo e assinatura da Instituição de Origem.

Do processamento da solicitação
Recebidas as solicitações para a transferência externa são feitos os seguintes encaminhamentos:
Análise da Secretaria Geral quanto à documentação apresentada; São encaminhados à Coordenadoria de Curso os processos com a documentação completa, que então procede os análise e emite se parecer.

Matrícula
Deferida a solicitação de transferência, a matrícula é realizada da seguinte forma:
- Comparecimento obrigatório do interessado na data definida para a matrícula. Os menores de 21 anos devem estar acompanhados do responsável legal.

Apresentação desses documentos para matrícula:
Do Calouro

» Histórico Escolar de Ensino Médio ou Declaração de Conclusão (2 cópias)
» RG (2 cópias)
» CPF (2 cópias)
» Título de Eleitor (2 cópias)
» Reservista (2 cópias)
» Certidão de Nascimento ou Casamento (2 cópias)
» Comprovante de Residência (1 cópia)
» 2 Fotos 3x4

Do Responsável
» RG e CPF (1 Cópia) Independente da Idade.

» Aceitação das condições de enquadramento curricular no curso;
» Pagamento a vista da importância correspondente à matrícula.

* Será fornecida a Declaração de Vaga ao interessado, que deverá comparecer de imediato à Instituição de origem para cumprir com os procedimentos exigidos, relacionados à desvinculação através da transferência.

* Os candidatos de Instituições estrangeiras devem apresentar os documentos descritos acima, devidamente reconhecidos pela autoridade consular do Brasil no país de origem, acompanhado da tradução feita por tradutor público juramentado. O Certificado de Conclusão do Ensino Médio deve estar acompanhado da declaração de equivalência de estudos, expedida pela Secretaria de Educação do Estado.

Transferência Interna entre Cursos
Requisitos
» O aluno deve estar matriculado no curso de origem.

Documentos
» Requerimento dirigido à Diretoria Geral do UNILINS.

Condições para matrícula, se deferido o processo
» Sujeitar-se ao enquadramento no currículo em vigor do Curso de destino;
A primeira matrícula para o Curso de destino (distinto do de ingresso), dependerá do resultado do estudo de equivalência e respectivo enquadramento decidido pela Coordenadoria do Curso

Informações Diversas
Solicitação de serviços, inscrições e informações sobre os procedimentos internos para todos os alunos do Centro Universitário de Lins - UNILINS, através de requerimento.






 


Cancelamento de Disciplina
É o desligamento do aluno na matrícula de determinada disciplina. Pode ser feito por iniciativa do aluno ou pela instituição de ensino se o número de créditos exceder os determinados na Portaria de Matrícula expedida pelo Diretor Acadêmico do UNILINS.

Cancelamento de Matrícula
É o ato pelo qual o aluno se desliga do UNILINS. O cancelamento só pode ser requerido se houver matrícula no período letivo da própria solicitação.

Colação de Grau
Requerimento do Diploma: próximo à conclusão/término do curso, quando todas as disciplinas tiverem sido cumpridas, o aluno requer, na Secretaria Geral, a colação de grau. É cobrada a taxa de registro. O diploma é o documento que comprova legalmente a conclusão do curso, é o título que leva a um grau de ensino.

Matrícula dos Veteranos
É o ato pelo qual o discente se vincula à instituição e a um curso. Na UNILINS é realizada semestralmente, com a subscrição de disciplinas e assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
O sistema informatizado permite que a matrícula seja renovada, isto é, o aluno considerado regular (aquele que irá cursar todas as disciplinas de seu enquadramento semestral), não precisa vir até o Atendimento da Secretaria Geral para subscrever essas disciplinas; bastando que suas obrigações contratuais e financeiras estejam em ordem.
O Calendário Escolar publicado no início do ano letivo prevê as datas para alterações na denominada "proposta de matrícula"; os ajustes deverão ser efetuados pessoalmente com o Coordenador do curso.

Requerimentos

Expedição de documentos
» Atestados;
» Certificados;
» Currículos de cursos;
» Diplomas;
» Programas de disciplinas;
» Histórico de formando;
» Histórico Escolar;
» 2ª via de Transferência;
» Desdobramento Curricular - Portaria 515/79;
» 2ª via do certificado de Pós-Graduação.

Providências administrativas
» Alterações de endereços;
» Cancelamento de matrícula;
» Dispensa de disciplina;
» Justificativa de falta;
» Mudança de período;
» Trancamento de matrícula;
» Transferências para outra Instituição de ensino;
» Emissão e controle de listas de presença;
» Horário de aulas;
» Digitação de notas e trabalhos;
» Emissão, controle de matrículas e contrato de prestação de serviços educacionais.


Clique aqui para ver a tabela de requerimentos

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