Construção de barragens foi tema de palestra de engenharia - UNILINS

Construção de barragens foi tema de palestra de engenharia

O curso de Engenharia Civil, nas disciplinas de Projetos Integrados e Vias de Transportes 2, promoveu no dia 11 de novembro uma palestra com foco em Obras Civis na Construção de Barragens.
A palestra foi ministrada pelo ex-aluno da Unilins, engenheiro José Leandro Zanuto, que participou da execução de obras em 18 barragens no país, atuando diretamente em 9 delas, pela empresa Construpesa Construtora Ltda.
A palestra faz parte do conteúdo programático de ensino, proporcionando aos alunos conhecimento teórico sobre a construção de barragens de grande porte no Brasil.
Durante a sua fala, o Eng. José Leandro destacou as etapas construtivas de terraplenagem, incluindo desmatamento e limpeza vegetal, escavações em solo e rocha, compactação de aterros, execução de filtros e tapetes drenantes, além das etapas de armação, forma e lançamento de concreto em obras civis.
Participaram da palestra cerca de 150 alunos de Engenharia Civil, os professores Aurea Beatriz Peron, Simone C. Caldato da Silva e Victor José Luiz de Souza.
Ao fim da palestra, o engenheiro José Leandro enfatizou a tradição da Unilins pela qualidade do ensino na formação de engenheiros e relatou que a empresa Construpesa prioriza a contratação de ex-alunos da Instituição.
A Unilins agradece ao engenheiro José Leandro por aceitar o convite e compartilhar com os alunos sua experiência profissional em construção de barragens de pequeno, médio e grande porte no Brasil.