Anterior
Coordenador de Engenharia Ambiental é procurado por Jornal Regional de Araçatuba - UNILINS

Coordenador de Engenharia Ambiental é procurado por Jornal Regional de Araçatuba

O Jornal Hoje Mais, de Araçatuba, fez contato com o engenheiro civil Ricardo Molto Pereira, professor e coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unilins, para saber sua opinião a respeito do clima seco que predomina na região há várias semanas.
Ricardo Molto explicou que o céu cinza é reflexo de material particulado, como poeira e cinzas de queimadas, somado às características do solo arenoso da região, que, com o vento, também levanta muita poeira.
“Uma usina, um frigorífico, que tem em seu processo uma caldeira, tem que ter tratamento para os gases, para ‘lavar’ esses gases e material particulado. Mas quanto tem uma queimada ou esse tratamento é ineficiente, o material fica em suspensão”, disse ele.
Segundo, Ricardo Molto, mestre em recursos hídricos e tecnologias ambientais e doutor em irrigação e drenagem, o Instituto de Pesquisas Meteorológicas – IPMET prevê chuva para o próximo domingo, dia 20 de setembro, com maior precipitação na segunda-feira, dia 21, podendo atingir 5.1 milímetros em Araçatuba.
“A chuva virá em boa hora e deve ajudar no combate às queimadas e melhorar a qualidade do ar, varrendo para os rios as partículas poluentes que estão em suspensão”, completou Ricardo Molto.

Leia a matéria na íntegra aqui

Posso ajudar?