Ex-aluno registra patente na Fapesp - UNILINS

Ex-aluno registra patente na Fapesp

Felipe Aparecido Alexandre, graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Unilins, em 2016, conseguiu registrar na Unesp Bauru, a patente número BR 10 2019 018683 6, referente a uma técnica inédita, baseada na utilização de ondas ultrassônicas, para controle e monitoramento da qualidade superficial de peças usinadas no processo de retificação.
A pesquisa de Felipe contou com o apoio da Unesp e da agência de fomento a pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp), tendo como orientador o professor Dr. Paulo Roberto de Aguiar e participação do professor Dr. Eduardo Carlos Bianchi.
Patente é uma autorização do governo ao inventor, que reconhece e protege a invenção, dando-lhe direito de exclusividade na sua produção e comercialização. Obrigatoriamente, deve estar embasada em estudos e pesquisas que justifiquem a sua fabricação.
Trata-se de uma conquista muito importante.
Atualmente, Felipe está cursando o doutorado e desenvolve pesquisas no LADAPS – Laboratório de Aquisição de Dados e Processamento Digital de Sinais, na Faculdade de Engenharia de Bauru – FEB, da UNESP.
Ele ressalta que sua formação na Unilins foi essencial e possibilitou um excelente desempenho. “Em nenhum momento me senti inferior aos alunos de outras instituições”, disse ele.
“Senti um pouco de dificuldade na redação, diagramação e viabilidade do projeto e, para isso, contei com o auxílio da Agência Unesp de Inovação – AUIN”.
Felipe destaca que “existem inúmeras oportunidades para ganhar bolsas científicas, só é necessário buscá-las. Se você tem um sonho e quer atuar na área de pesquisa, seja disciplinado. O seu sucesso é proporcional ao esforço realizado e depende mais de você do que dos outros”, concluiu.
A Unilins congratula-se com Felipe, pela sua dedicação, e se sente honrada em, mais uma vez, poder ratificar a excelência de seus cursos.