Fundação ABRINQ – PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA. Quando mérito é mérito - UNILINS

Fundação ABRINQ – PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA. Quando mérito é mérito

No último dia 2 de julho foi publicada uma notícia de que a Fundação ABRINQ concedeu ao prefeito Edgar de Souza o título de PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA, um dos 125 premiados entre 2.345 municípios participantes do Brasil.
O prêmio é um reconhecimento público aos prefeitos que trabalham para fortalecer, priorizar e qualificar as políticas públicas em prol das crianças e dos adolescentes.
A Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária – PROEXAC do Centro Universitário de Lins – UNILINS se associa a esse reconhecimento nacional como testemunha e parceira local de inúmeros programas e projetos que há muito anos, desde vereador, o prefeito Edgar de Souza sempre incentivou e apoiou, visando a transformação de iniciativas particulares e pontuais em uma política pública consistente e bem implantada.
Enquanto se tem conhecimento de inúmeras prefeituras do país que devolveram verbas destinadas à proteção dos direitos de crianças e adolescentes para as instâncias de origem, devido à falta de empenho do líder municipal em buscar parcerias para o desenvolvimento de projetos e programas tão essenciais para aquele fim, Lins tem o privilégio de se destacar em nível estadual e nacional por iniciativas absolutamente originais e sem precedentes.
Citam-se, dentre outros, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lins, a formação de uma REDE DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, uma pesquisa abrangente para o DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO MUNICÍPIO DE LINS, apoio para SEMINÁRIOS DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS, projetos para a ESCUTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA, envolvendo todos os segmentos da sociedade, sem exceção, com alcance estadual e nacional.
Isso, para destacar apenas alguns dos projetos e programas de profundo significado para assistir uma faixa etária reconhecidamente vulnerável e, regularmente, tão sem assistência, Acrescentem-se os projetos desportivos e culturais, associados à qualificação para o mundo do trabalho, como a modalidade do PRIMEIRO TEMPO, que acolhe crianças e adolescentes ao campus da Fundação Paulista e os transforma naquele espaço em pessoas melhores como cidadãos com autoestima, conscientes e produtivos.
A PROEXAC-UNILINS se apresenta, então, para reconhecer um prêmio concedido por mérito, a quem, de fato, fez por merecê-lo. Gratidão, Edgar de Souza — e que Lins tenha a sorte de eleger futuros prefeitos que deem continuidade a essa política pública de alta relevância e efeitos incomensuráveis na vida das pessoas beneficiadas.

José Aparecido Silva de Queiroz — Reitor da UNILINS
Maria Emilce Ferreira Villela Pastorello — Pró-reitora da PROEXAC

Texto publicado no Jornal Debate de Lins, no dia 8 de agosto de 2020.