Maratona Hackathon foi realizada em Lins - UNILINS

Maratona Hackathon foi realizada em Lins

Nos dias 13 e 14 de setembro, na FATEC de Lins, foi realizada a Maratona Hackathon (Maratona de Programação) com a participação de 12 equipes representando diversas instituições de ensino da região, sendo a Sabesp a demandante do desafio proposto nessa edição.
O evento foi organizado pela FATEC Lins, ADETEC – Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins, Incubadora de Empresas de Lins, Agência Inova Centro Paula Souza, com apoio da Prefeitura, Usina Lins e Sabesp.
A Maratona Hackathon é dirigida a alunos de cursos das áreas de Tecnologia da Informação, Gestão e Marketing, e também para alunos e ex-alunos da FATEC, ETEC Lins e Cafelândia, IAL, Unilins, UniSalesiano, Senai, entre outras instituições.
Tem por objetivo explorar e desenvolver soluções inovadoras para gerar negócios ou protótipos funcionais a partir de um software específico. Foi criada em 1999 tornou-se um acelerador de ideias em diversos eventos para startups.
Na noite de sexta-feira, 13 de setembro, ocorreram as apresentações dos representantes das instituições parceiras: Juliano Munhoz, presidente da ADETEC, Professor André Ponce, representando a Fatec, e Lucas Pavezzi, Secretário de Administração da Prefeitura.
Após a abertura, a Sabesp, Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande, apresentou as demandas aos participantes, que foram agrupados e deram início ao desafio e efetiva solução.
Na manhã de sábado, 14 de setembro, as equipes apresentaram suas ideias para uma banca avaliadora composta por Juliano Munhoz (Adetec); Marisa Goes (Sabesp); Adriano Bezerra, Coordenador do curso Tecnologia de Sistemas para Internet da Fatec; Anderson Pazin, Coordenador do curso Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec; e Fabrício Carnevale Reis, Consultor em Sistemas de Gestão da Qualidade e Supervisor da Garantia da Qualidade da JBS Embalagens Metálicas.
Após a apresentação dos trabalhos, três equipes foram consideradas vencedoras:

1° Lugar:
Equipe Gigabyte, formada por Fernando Sato (Tecnólogo em jogos digitais e análise e desenvolvimento de sistemas), Rômulo Espicalquis, estudante de Engenharia Civil da Unilins; Vinicius Soares, Engenheiro da Computação; Luiz Antonio Júnior e Bruno Polone, Tecnólogos em Sistemas para Web e pós-graduados em Engenharia de Componentes Java.

2° lugar:
Equipe Siscof, formada pelos alunos Lucas Almeida, Evandro de Souza, Anderson Almeida, Henrique Araújo e Silvia Maria Soares Matheus, alunos de Sistemas para Internet da Fatec.

3° lugar:
Equipe Recrutando, formada pelos estudantes Milena Miyashiro Garcia, Maristela Fernanda de Oliveira, Filipe Papa de França e Gabriel Valentin de Oliveira, alunos do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio da Etec Lins.

Empresa demandante

Segundo Marisa Goes, gerente administrativa da Sabesp, a experiência foi maravilhosa. “Foi muito bom ver a dedicação dos alunos no desenvolvimento dos seus projetos. O alto nível dos trabalhos foi surpreendente, tendo vista o pouco tempo que tiveram para conhecer os problemas e propor as soluções. A organização também estava impecável. Agradeço imensamente o convite e parabenizo todos os organizadores, parceiros e alunos.”
Os vencedores da Maratona Hackathon terão os seus projetos divulgados nos sites, fanpages, instagram e mídias impressas e eletrônicas da Adetec, Incubadora de Lins, Fatec Lins, Inova Centro Paula Souza, Empreendedor do Futuro e Sabesp, além de ganharem o direito à incubação de suas ideias no Hotel de Projetos da Adetec/Incubadora.
Ao primeiro colocado também será oferecida uma bolsa de pesquisa para residência no Hotel de Projetos no valor de R$2.000,00, que poderão ser utilizados em treinamentos, licenças ou como aporte para iniciar o desenvolvimento da solução.