Preaload Image

EDITORIAL

A Fundação Paulista de Lins, dando continuidade à sua tradição de formação educacional sólida e competente, está instituindo o Programa de Iniciação Científica, com o objetivo de envolver professores e alunos de suas unidades de terceiro graus em projetos de pesquisa básica. Dentro desse espírito, está publicando o primeiro número da revista “Estudos & Pesquisas”, que pretende se constituir num espaço de circulação das atividades de iniciação científica de seus acadêmicos.

As mudanças ocorridas no ensino brasileiro, particularmente no ensino de terceiro grau, depois da promulgação da nova Lei de Diretrizes e Base da Educação, coloca para as instituições no desafio de comprovarem sempre que solicitadas a excelência do ensino que prestam, levando-se em consideração entre outros aspectos, as atividades de iniciação científica e de prática profissional para seus alunos.

A Fundação Paulista sabe que o ensino deve ser deito sempre em busca da qualidade. Numa conjuntura onde a competição no mundo do trabalho é cada vez mais acirrada, colocar em prática um Projeto de Iniciação Científica, sem dúvida alguma, vai possibilitar aos seus alunos preparo e segurança, indispensáveis para galgar o sucesso profissional.

O Primeiro número da revista “Estudos & Pesquisas”, apresenta uma coletânea de artigos de alunos das unidades de ensino superior mantidas pela FPTE, que se destacam pela objetividade e rigor metodológico. Esses artigos, originalmente, se constituíram ou em trabalhos de conclusão de curso ou trabalhos que foram apresentados em Congressos de Iniciação Científica, e foram adaptados para serem publicados, com o objetivo de serem compartilhados por toda a comunidade da Fundação Paulista e de outras instituições de ensino que também receberão a “Estudos & Pesquisas”.

A perspectiva da Fundação Paulista de Lins é de que o primeiro número da revista seja seguido de muitos outros, porém, sempre de forma pluralista, aberta, crítica e geradora do debate, fundamentada mesmo no exercício constante de formar seus alunos democraticamente e com liberdade.

SUMÁRIO DE ARTIGOS

Editorial05
Globalização e Programas de Qualidade: novas demandas e seus impactos nas relações de trabalho07
Identidade e legitimidade do serviço social no cotidiano da prática17
Conselho Tutelar: progresso ou retrocesso24
O Estatuto da Criança e do Adolescente tem garantido os direitos da população infanto-juvenil32
Pavimento rígido45
ELDIP – Escola de Engenharia de Lins diagrama de estrutura isostática plana51
Comparativo pós-ocupação nas residências estudantis da FPTE58
ELPIR versão 1.0 – customização do AutoCad para projeto de rodovia67
Sistema de controle de frete73
Construção de um sistema de informação utilizando home-pages80

A Revista poderá ser obtida em permuta junto à Biblioteca.
E-mail: biblioteca@fpte.br
Telefone: (14) 3533-3227