Preaload Image

EDITORIAL

Novamente a Revista “Estudos & Pesquisas” chega ás mãos de nossa comunidade acadêmica, apresentando os trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos em 2002, por alunos dos cursos de graduação da Unilins.

Desde a instalação do Centro Universitário de Lins, a publicação da revista passa a ser uma das responsabilidades da Unilins, enquanto sua elaboração é coordenada pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão – NuPe.

Diante da decorrente mudança na estrutura administrativa da Instituição, a revista também vem com nova roupagem, nova capa, novas cores, expressando, assim a mudança de administração, sem alteração da filosofia.

A Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, ao longo desses últimos cinco anos, estimulou e incentivou a publicação desta revista, não somente visando a solidificação da ideia e a implantação do Centro Universitário, mas também, principalmente, despertando e apoiando nossos jovens pesquisadores, para, dessa forma, desempenhar com mais propriedade uma das missões estatutárias da mantenedora: “Formar o individuo em todas as suas dimensões”.

Para a edição deste numero da revista “Estudos & Pesquisas”, a Unilins deu apoio a 41 Projetos, assim distribuídos: 10 nas áreas de Serviço Social e Filosofia, 15 nas áreas de Engenharia Civil e Ciências do Ambiente, 12 nas áreas de Engenharia Elétrica e Telecomunicações, 04 na área de Engenharia da Computação. Desses, 24 foram selecionados e tanto professores quanto alunos receberam bolsas.

O lançamento de uma revista acadêmica de Iniciação Cientifica não é uma tarefa fácil. Mais difícil ainda, é dar sequencia à sua publicação. Já se esta atingindo o 6° ano, resultado gratificante para a direção da Unilins, para o Coordenador do NuPe, prof Dr. Durval Makoto Akamatu, bem como para os alunos e professores cujos trabalhos desenvolvidos e seus respectivos artigos foram selecionados para publicação.

Os Centros Universitários espalhados por todo o país vêm demonstrando que esse trabalho tem sido profícuo, pela qualidade revelada na produção e pela capacidade de despertar o estudante para a pesquisa. A produção acadêmica tem sido uma das estacas para a consolidação dos Centros Universitários em todo o país. Tem servido para mostrar à comunidade, não só acadêmica, o acerto do Governo na implantação dessa nova figura do sistema educacional chamada Centro Universitário. O governo propiciou a expansão do ensino superior, sim, mas com qualidade, qualidade esta já demonstrada por diversas ações dos Centros Universitários, destacando dentre essas ações um volume significativo de Revistas Técnicas, resultado da produção acadêmica, antes restrita as poucas universidades brasileiras.

Esperamos que esta publicação venha a estimular, ainda mais, nosso professores e alunos a se engajarem nos novos projetos do Programa de Iniciação Cientifica da Unilins, para que possam ver inseridos, em nossas futuras revistas, o resultado dos seus esforços.

Desejamos, por fim, que este numero seja uma fonte de consulta não só para a comunidade acadêmica da Unilins, mas também como mais uma contribuição qualificada de um Centro Universitário ao meio acadêmico do país.

Prof. João Carlos de Campos

SUMÁRIO DE ARTIGOS

Editorial05
Estudo de Circuitos de Áudio com tecnologia CMOS07
E-learning: ideias para uma experiência de aprendizagem mais humana17
Ponte Estaiada de Madeira25
A utilização de softwares para o apoio do ensino da Matemática31
Detecção computadorizada de regiões de interesse nas imagens pulmonares41
Viabilidade do Banco de Dados Objeto-Relacional47
Protótipo de Bando da Dados Inteligente (PBDI)54
Tecnologia & Sociedade60
Cálculo de esforços devido as cargas móveis em vigas continuas de pontes através de Banco da Dados MySQL das Linhas de Influência63
A contribuição do Serviço Social para a construção da cidadania dos adolescentes da Vila Belém de Cafelândia67
Mapeamento do campo acústico através de método calorimétrico74
Robê Articulado78
Uso do Microcontrolador 8051 para controle de painel luminoso de informações87
Violência Urbana: um problema social93
Normas para publicação de artigos103

A Revista poderá ser obtida em permuta junto à Biblioteca.
E-mail: biblioteca@fpte.br
Telefone: (14) 3533-3227