Preaload Image

EDITORIAL

O programa de Iniciação Científica da Unilins, em seu 7° ano, vem apresentar à Comunidade Acadêmica, mais uma edição da Revista “Estudos & Pesquisas”, consolidando através de mais esta publicação, o conceito de oferecer ao aluno da graduação, um primeiro contato com a atividade científica.

Além deste novo processo de educação, de “aprender a aprender”, o Programa de Iniciação Científica da Unilins visa, também, integrar o aluno a essa dinâmica da investigação científica, despertando a curiosidade intelectual, característica indispensável e essencial ao desenvolvimento da ciência.

Para a edição deste numero da Revista “Estudos & Pesquisas” foram selecionados doze trabalhos, dentre os 31 (trinta e um), desenvolvidos em 2003. Desses 31 trabalhos, 17 (dezessete) deles contaram com Bolsa de Iniciação Cientifica da Unilins, e os outros 14 foram desenvolvidos sem auxilio dessa Bolsa. Destacamos ainda que, todos os 31 (trinta e um) Projetos tiveram o apoio da Unilins para que pudessem ser apresentados em Simpósios e Seminários específicos de Iniciação Científica. Além do que diversos desses Projetos foram apresentados no Conecte 2003 – Congresso de Educação, Ciência e Tecnologia da Unilins.

Mais uma vez quero cumprimentar alunos, professores e coordenadores que, de forma direta, ou indireta, foram responsáveis, por mais este sucesso que se materializa com esta publicação.

 Ideias, estudos, conceitos, sonhos, erros, acertos e tantas outras incertezas, no desenvolvimento de cada um dos trabalhos, que, em determinado momento, culminam em uma publicação. Talvez a primeira. Quanta satisfação. Muitas horas de dedicação, por fim, a primeira etapa vencida. Publicado o primeiro artigo. Vitória. Conquista. Sucesso. Dessa forma moldamos os pesquisadores. Feita a Iniciação Cientifica. Missão cumprida.

 

Prof. João Carlos de Campos

SUMÁRIO DE ARTIGOS

Editorial05
Desenvolvimento de um CAE (Computer Aided Education) Website para portadores de necessidades especiais07
Controle de Telerrobô Via Internet17
Controle de Tons DTMF24
Detecção computadorizada de regiões de interesse nas imagens digitais30
Mapeamento de campo acústico através do método calorimétrico35
A concepção da violência numa perspectiva social40
Modelagem dos processos de cogeração de energia mediante a queima gerada numa caldeira de biomassa de uma usina de destilaria de açúcar, álcool e derivados48
Diretrizes de projeto para estrutura espaciais em aço60
A degradação ambiental urbana e o Serviço Social69
Serviço Social: estudos preliminares sobre a concentração contemporânea do seu projeto curricular79
Violência urbana: um problema social85
Método de partida suave micro controlada para motores de indução96
Resumos105
Normas para publicação de artigos115

A Revista poderá ser obtida em permuta junto à Biblioteca.
E-mail: biblioteca@fpte.br
Telefone: (14) 3533-3227