Preaload Image

EDITORIAL

O Programa de Iniciação Cientifica da Unilins – “PIC – Unilins” toma corpo, se consolida e neste seu 8° ano, vem apresentar à Comunidade Acadêmica seus resultados. A publicação de mais esta edição da revista “Estudos & Pesquisas” mostra o avanço que temos conseguido, com resultados expressivos e significativos para a Unilins.

Segundo os organizadores do 12° Simpósito Internacional de Iniciação Científica da USP – 12° SIICUSP 2004, o programa de Iniciação Científica brasileiro, cujas dimensões e qualidade têm surpreendido a comunidade internacional, está em plena expansão. Tal escalada reflete o crescente reconhecimento da importância dessa atividade para que a universidade cumpra a sua missão, de formar recursos humanos preparados para os desafios da sociedade moderna, cuja essência se resume em três capacidades: entender, apreciar criticamente e inovar.

Diante desse contexto, a reitoria da Unilins definiu como uma das metas, para seu novo mandato, a reestruturação do seu Núcle de Pesquisa – “NuPe”. Foi proposto ao Conselho Universitário da Unilins e aprovado naquele colegiado e também pelo CNE/MEC o seu novo estado, e, nele, a criação da Pró-reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento. Dentro dessa nova concepção, a estrutura organizacional do NuPe passou a contar com o Programa de Iniciação Científica – PIC; com o Programa de Pesquisa Avançada – PPA; com oNuPe – incubado (NuPe com espaço na Incubadora de Lins); e com o Conecte.

Das discussões que trabei com o prof. Alberto Fregosi, grande colaborador e incentivador de programas dessa natureza, destaco algumas de suas sugestões, as quais encampo, para que o Programa de Iniciação Científica – PIC alcance sucesso e se destaque dentre as atividades da Unilins: -ele não pode ser confundido como atividade assistencial; -deve antepor os interesses das comunidades aos interesses pessoais; -promover contatos com as comunidades interessadas em Iniciação Cientifica, inserindo-as ativamente na participação desses projetos; -estimular com Bolsas as Iniciações Cientificas de interesse da comunidade interna; -olhos para identificar os projetos de Iniciação Científica que possam futuramente ser transformados em linha prioritária de Pesquisa.

Finalizando, cumprimento alunos e professores pelo sucesso de mais esta publicação. Crescemos 42%, pois no ano passado selecionamos 12 trabalhos para seres publicados e para esta edição selecionamos 17 trabalhos, dentre 27 desenvolvidos ao longo de 2004, 23 apoio da Unilins, em forma de Bolsa de IC para os alunos (43 alunos beneficiados), e para os professores orientadores (20 professores beneficiados). A Unilins apoiou a participação de diversos desses trabalhos em Seminarios externos.

Para os estudantes que debutam na publicação de seus trabalhos, meus cumprimentos, pelo arrojo e pela coragem. Para aqueles que o fazem pela 2ª ou 3ª vez, cumprimentos redobrados, pela persistência no projeto de vencer. Mais uma vez a revista “Estudos & Pesquisas” materializa sonhos, transformando-os em vitórias, conquistas e sucessos. A Iniciação Científica foi feita.

 

Prof. João Carlos de Campos

SUMÁRIO DE ARTIGOS

Editorial05
Geoautomação no Saneamento07
Sistema para busca automática on-line de tarifas telefônicas interurbanas mais econômicas15
Cerimonial e protocolo: utilização das normas pelo profissional de Secretariado Executivo19
Custer com QoS29
Comportamento estrutural e dimensionamento de pilares mistos aço concreto formado por perfis I parcialmente revestidos de concreto37
A comunicação analógica de áudio utilizando fibras ópticas46
Gênero Serviço Social51
Mapeamento de campo acústico através do método calorimétrico60
Saúde do Trabalhados e Serviço Social: o impacto da reestruturação produtiva no mundo do trabalho65
Sistema Cliente-Servidor baseado em Memoria Compartilhada73
Estudo e desenvolvimento de sistemas utilizando Smart Cards87
As tecnologias de uma estrutura de videoconferência94
Violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes101
ZOC – (Z80 Open Computer)110
Algoritmos genéticos115
Sensoriamento de Robôs Móveis124
Desenvolvimento de uma bobina de tesla para uso em laboratório132
Resumos publicados em Simpósios141
Normas para publicação de artigos148

A Revista poderá ser obtida em permuta junto à Biblioteca.
E-mail: biblioteca@fpte.br
Telefone: (14) 3533-3227