Reitor da Unilins apresentou o Programa de Extensão na 17ª Jornadas Regionais do Semesp - UNILINS

No dia 22 de março, a região de Marília recebeu a 17ª edição das Jornadas Regionais do Semesp. O destaque dessa vez foi a participação marcante do professor Dr. José Queiroz, Reitor da Unilins, que falou das atividades de extensão desenvolvidas pela Instituição em parceria com a comunidade.
Em sua palestra cujo tema foi O despertar da cidadania pela extensão universitária, ele ressaltou que os diversos projetos de extensão ofertados pela Unilins estão focados nas linhas de Tecnologia e Trabalho, Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social, e Meio Ambiente e Sustentabilidade. Alguns deles, já premiados em eventos regionais.

O mais importante, enfatizou, é que “esses projetos ganharam uma dinâmica própria e foram se fortalecendo com a participação dos nossos alunos. Os universitários, enquanto enriquecem seus currículos vivenciando experiências diversas de sala de aula, de conteúdo específico da sua graduação, agregam valores especiais de futuro profissional cidadão, antenados com a realidade da comunidade do seu do entorno, desenvolvendo competências, habilidades e atitudes e agindo como ponte entre a universidade e a população”. O professor José Queiroz falou, ainda, que as atividades de extensão em articulação com as comunidades locais geram projetos para as áreas de pesquisa e de pós-graduação e, frequentemente, são realizados por meio de parcerias com instituições públicas e privadas.

Em 2020, mesmo com os reflexos da pandemia, a Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária da Unilins ofereceu, nas edições de verão e de inverno, 40 cursos em diversas áreas, que capacitaram cerca de 600 pessoas, todas agraciadas com certificado de conclusão. Esses cursos envolvem alunos e docentes da própria instituição e de outras, além de profissionais dos mais variados segmentos e níveis de formação, que participam de forma voluntária nos projetos, criação do conteúdo, organização, realização e até mesmo na captação de participantes para que os cursos se tornem viáveis.

Além dos cursos de extensão, Dr. José Queiroz abordou as características de projetos culturais como Cidade Miniatura e Projeto La Dance, outros, da área da saúde, como a Clínica de Enfermagem. Projetos mistos, envolvendo saúde, meio ambiente e responsabilidade social, como a Estruturação da Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Cafelândia, Sistema de Aquecimento de Água em Presídios, Revitalização de Áreas Verdes, Descarte de Resíduos Sólidos, entre outros. E, novamente, ressaltou a participação ativa e constante dos alunos em todas essas iniciativas.

As Jornadas Regionais do Semesp visam apresentar realizações e dados relevantes do setor educacional, para que as instituições possam tomar decisões com base em dados oficiais, em conformidade com a legislação educacional.

A Reitoria da Unilins, na oportunidade, agradece à comunidade acadêmica e aos funcionários da Fundação Paulista e de suas unidades, o comprometimento, engajamento e empenho na concretização dos múltiplos projetos desenvolvidos pela Instituição.