Fale Conosco: ramais | Mande um e-mail para UNILINS e-mail
você está em
Email FPTEIntranetÁrea Restrita
14 3533 3200
Ainda não sou aluno

 Selo Instituição Socialmente Responsável



?!? Tire as suas dúvidas com a Unilins.

Se preferir, utilize nossos canais de comunicação

Os cursos da UNILINS são registrados no MEC?

         Os cursos de graduação precisam ser inicialmente autorizados e posteriormente reconhecidos pelo MEC. A          Unilins é um Centro Universitário que goza da prerrogativa de abrir cursos sem a prévia autorização do MEC.          Após 50% de aulas dadas, a UNILINS solicita o reconhecimento do curso junto ao MEC.

         Os cursos de especialização não necessitam desse tipo de registro e nem autorização. No entanto, devem ser          executados por Instituições de Ensino Superior, obedecendo a normas definidas pelo MEC para que o curso          esteja em situação regular. Qualquer instituição de ensino superior que possui um curso de graduação          reconhecido pode ministrar especializações.

         Para saber mais, leia o texto da Resolução Nº 001/2001 da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional          de Educação.

Tenho formação de tecnólogo. Posso fazer mestrado?

         É importante ter em mente que o curso de tecnólogo é um curso de educação superior. Portanto, pessoas com          formação de Tecnólogo ou de Curso Superior em Tecnologia podem seguir seus estudos em nível de mestrado          ou doutorado. Mais informações, clique aqui.

É preciso fazer uma Especialização antes de fazer Mestrado?

         Não. O curso de especialização é voltado principalmente ao mercado de trabalho, enquanto que o curso de          mestrado é voltado à docência acadêmica. O curso de mestrado pode ser iniciado tão logo o aluno termine a          faculdade.

O que é Mestrado Profissionalizante?

         O mestrado profissionalizante foi criado recentemente para suprir o mercado não acadêmico, dessa forma, os          títulos de mestrado profissionalizante, embora também sejam stricto sensu, possuem seus objetivos voltados          ao mercado. Por esse motivo, a própria dissertação, por exemplo, é modificada, podendo ser um projeto ou          mesmo um produto.

Posso fazer Mestrado ou Doutorado em uma área diferente da minha Graduação?

         Sim. Esta prática é comum em ambientes de pós-graduação. Não é nada raro encontrarmos psicólogos fazendo          mestrado em Eng. de Produção, ou mesmo advogados fazendo mestrado em Medicina. Muito dessa decisão          depende da linha de pesquisa que o candidato pretende desenvolver em sua dissertação (mestrado) ou tese          (doutorado).

O que é MBA?

         É importante lembrar que MBA não é Mestrado. Os cursos tipo MBA no Brasil se configuram como cursos tipo          Lato Sensu, ou seja, tipo Especialização.

         Segundo a legislação brasileira, o nome MBA (Master in Business Administration) está agora regulamentado para          o uso no Brasil conforme a resolução CNE/CES 001/2001 do MEC. É importante saber também que esses          cursos normalmente possuem um foco prático, voltado mais ao mercado do que a área acadêmica, incluindo          estudos de caso e professores com forte atuação profissional na área em que ministram.

Posso fazer Especialização sem ter terminado Graduação?

         A Lei não permite.
         Conforme dispõe a Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007 a exigência mínima para ingresso em          curso de pós-graduação lato sensu é a apresentação de diploma de curso de graduação ou demais cursos          superiores, e atendidos os requisitos específicos estabelecidos no edital do curso.

Já sou universitário e quero me transferir para a UNILINS. Como fazer ? O que é preciso ?

         Optou pela UNILINS ? Parabéns pela decisão. Então tome nota de que você precisará:
         - Verificar se a Unilins está no período permitido para transferência;
         - Apresentar atestado de matrícula do semestre corrente em que esteja matriculado na instituição;
         - Fazer o pedido de vaga na Secretaria da Unilins.

         Após feito o pedido e aprovado, você deverá apresentar:
         - Atestado de matrícula;
         - Declaração de transferência da escola em que estava matriculado;
         - Documentos pessoais: RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento e Certificado de          Reservista (se for maior de 18 anos);
         - Histórico do ensino médio;
         - Comprovante de residência;
         - 2 fotos 3x4;
         - 1 via do Histórico original e as ementas das disciplinas cursadas e aprovadas, originais

         As matérias cursadas serão analisadas pelo coordenador do curso da Unilins para a possibilidade de          eliminação.

O que são Cursos Seqüenciais?

         São cursos que não necessitam de Graduação. Os cursos seqüenciais dão direito a certificado de Nível         Superior, não a um diploma. O Certificado é expedido pela UNILINS e atesta que o aluno adquiriu conhecimento         em um determinado campo.

        São voltados para quem está saindo do ensino médio e querem adquirir uma formação que lhes permitam         começar a trabalhar logo. É um curso eminentemente prático, que visa fornecer mão-de-obra especializada ao         mercado de trabalho, em setores que estão crescendo muito depressa. Servem também para aprimorar os         conhecimentos previamente adquiridos pelo aluno, seja do ensino médio, nível técnico, graduação ou, ainda, no         exercício de uma profissão. Por exemplo, para trabalhar no setor de turismo, você pode começar por um         seqüencial em Hotelaria.

        Há dois tipos de curso seqüencial:
        • De Formação Específica: em que o egresso recebe um diploma, mas que não vale como um de bacharel ou de         licenciado. Dessa forma, você não pode fazer um mestrado nem doutorado, mas, sim um curso de         especialização – latu senso. Nesse caso, a carga horária não poderá ser inferior a 1600 horas, a ser cumprida         em pelo menos 400 dias letivos, o que equivale a cerca de dois anos.
        • Complementação de estudos: destinado a quem quer ampliar os conhecimentos em determinada área e já tem         alguma formação profissional, seja um diploma de graduação ou de ensino médio. Ele pode ser ministrado com         destinação individual, ou seja, montado a pedido do aluno, que escolhe as matérias que quer cursar, ou com         destinação coletiva, oferecido às turmas formadas por iniciativa da faculdade ou universidade. Não precisa         oferecer um mínimo de horas ou de dias letivos. O egresso não recebe um diploma, mas apenas um certificado         de conclusão de nível superior.

        Resolução do CNE nº01, de 27 de janeiro de 1999, dispõe sobre os cursos seqüenciais de educação superior,         nos termos do art. 44 da Lei 9.394/96.

Qual a diferença entre esses tipos de Graduação: Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico?

         Bacharelado - Mais tradicionais e abrangentes, esses cursos fornecem boa bagagem científica e teórica.          Geralmente duram entre 4 e 5 anos.

         Licenciaturas - Como seu objetivo é formar professores, são indicados para quem quer lecionar na educação          infantil, no ensino fundamental ou no ensino médio. A Licenciatura também permite lecionar em universidades.          Geralmente as Insitutições exigem também uma pós-graduação.

         Tecnológico - São cursos de graduação focados nos aspectos técnicos. São mais práticos que os Bacharelados          pois enfatizam as disciplinas exigidas pelo mercado.

O que significa CAPES?

         O termo CAPES significa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
         Este órgão do governo é subordinado ao MEC e é responsável pelas ações que se referem ao ensino em nível          de Pós-Graduação, especialmente Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

Posso prestar concurso público tendo concluido o Curso Seqüencial?

         Atenção: O acesso a concursos públicos para diplomados em Cursos Seqüenciais independe de          regulamentação do MEC e está vinculado aos requisitos específicos que forem estabelecidos no edital de cada          concurso. Sendo o Curso Seqüencial um curso de nível superior, o edital de cada concurso deve deixar claro qual          a diplomação exigida: se de Nível Superior (nesse caso, seria aceito o diploma de Curso Seqüencial) ou se de          Graduação (situação que exclui os formados em cursos Seqüenciais).

© UNILINS - Centro Universitário de Lins • Av. Nicolau Zarvos, 1925 - Jardim Aeroporto - CEP 16401 371 - unilins@unilins.edu.br - 14 3533 3200 - Lins/SP