Alunos experimentam a física a partir de projetos - UNILINS

Alunos experimentam a física a partir de projetos

Alunos do primeiro ano dos cursos de Engenharia e de Arquitetura participaram de uma atividade da disciplina de Experimentação Física, utilizando técnicas da metodologia ativa.
Sob orientação do professor da disciplina, o objetivo da atividade é fazer o aluno experimentar a física através do desenvolvimento de projetos, aprender com as tentativas e erros, possibilitando que a assimilação da teoria seja mais efetiva.
No primeiro projeto realizado, os alunos foram divididos em 27 grupos e a tarefa foi montar um carrinho com materiais reciclados dentro de diretrizes básicas de concepção e geometria, onde a força motora deveria ser exclusivamente elástica.
Os protótipos desenvolvidos pelos alunos percorreram, em média, 4,50m, sendo que os dois primeiros colocados conseguiram atingir 13,20m.
Neste trabalho, os alunos desenvolveram habilidades de trabalho em grupo, gerenciamento de projetos, força elástica, torque, atrito, tração e resistência dos materiais.
Segundo o professor Ricardo Molto, outros projetos semelhantes que adotam a metodologia ativa já estão previstos ao longo do semestre.