Ex-aluno inventa airbag de piscina para crianças - UNILINS

Ex-aluno inventa airbag de piscina para crianças

Formado em Engenharia da Computação e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, ambos pela Unilins, Rodrigo Simon está de volta às mídias. Desta vez para apresentar um equipamento que pode automaticamente salvar uma criança que cai acidentalmente em uma piscina. Com a invenção, ele espera reduzir uma das maiores causas de morte acidental entre crianças na faixa de um a quatro anos de idade, no Brasil.
Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – Sobrasa apontam que o afogamento é a segunda causa de morte em crianças de um a nove anos de idade e a terceira entre dez e 19 anos.
Em sua nova invenção, Simon desenvolveu um sistema de airbag acionado por meio de sensores que, ao identificarem um corpo, levando em conta sua altura, assim como o movimento da superfície da piscina, emitem sinais sonoros e armam uma rede, com boias, instaladas no fundo da piscina. O aparelho é inflado em poucos segundos, suspendendo rapidamente o corpo até a superfície da água.
“Sou pai de duas meninas e fico profundamente incomodado ao ver notícia de morte de crianças por afogamento. A engenharia me ajudou muito nisso, pois, agora tenho o conhecimento e as ferramentas necessárias para resolver, de forma simples e rápida, problemas comuns ao nosso dia a dia”, comenta Simon.
Finalizado o projeto teórico, o engenheiro agora está à procura de patrocínio para construção do protótipo.
Há cerca de cinco anos, Simon desenvolveu uma Cadeirinha Smart, um assento infantil do carro, que dispara um alarme caso a criança seja esquecida. A ideia rendeu-lhe várias oportunidades, como participação no reality show do canal Sony. Sua ideia foi aprovada e financiada pela Polishop.